NOTÍCIAS

Bancários do Banco do Brasil em defesa dos bancos públicos no 23º Encontro Estadual

Bancários do Banco do Brasil em defesa dos bancos públicos no 23º Encontro Estadual

Publicado em 26/07/2021

Fonte: Fetec-CUT-PR

Bancárias e bancários do Banco do Brasil participaram na manhã deste sábado (24) do 23.º Encontro Estadual promovido pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR). O  slogan deste evento foi “Em defesa dos bancos públicos, Caixa, BNDES e Banco do Brasil”.

Assim como no Encontro Estadual dos bancos privados, o objetivo do evento também foi de debater e analisar a conjuntura político econômica do Brasil, que passa por um período de turbulência e instabilidade graças à inoperância do atual governo.

O encontro contou com a participação de lideranças sindicais, como a secretária geral da Fetec, Daniele Azevedo Perich, o secretário de formação da Fetec, Pablo Ruiz Dias, da representante do Paraná nas mesas de negociações do BB, Ana Smolka, e o secretário de formação do sindicato de Londrina, Laurito Lira.

Foram convidados para palestrar a conselheira de administração do Previ, Paula Goto, que falou aos presentes  um pouco sobre  a história do Previ, que se tornou o maior fundo de pensão da América Latina, e que, mesmo diante de ataques de governos neoliberais, a instituição sempre triunfou graças à luta da categoria, e do advogado Nivaldo Possamai, que deu uma aula sobre a história da Constituição Federal de 1988 e de como a direita e seus deputados enterraram ou destruíram todos os avanços propostos.

Após as falas de Goto e Possamai, os presentes puderam debater os temas apresentados durante o evento.

Votação para os delegados e delegadas para o encontro nacional

No final do encontro, os participantes puderam votar nos delegados e delegadas que vão participar do encontro nacional, agora no mês de agosto. A única chapa que disputou foi eleita por aclamação. Os nomes dos representantes podem ser vistos abaixo.

Embora apareça na lista, a bancária Grazhylea Macedo Fae foi substituída pela bancária Solange Pereira Presa.

Texto Flávio Augusto Laginski